ESG (Environmental, Social, and Governance) refere-se a uma abordagem de investimento e práticas empresariais que considera fatores ambientais, sociais e de governança corporativa.
Com consumidores cada vez mais informados e conscientes da necessidade de medidas sustentáveis a longo prazo, é crescente em meio às empresas de construção civil o reconhecimento da importância da adoção de práticas relacionadas à ESG que reduzam o impacto de suas operações.
A adoção dessas práticas, garante mais credibilidade e destaque às empresas, melhorando sua reputação junto a clientes, parceiros e comunidades e passa a atrair investidores e clientes conscientes, além de garantir a sustentabilidade a longo prazo para o setor.
Na Construção Civil, a abordagem ESG envolve a consideração de questões ambientais, sociais e de governança em todas as fases de um projeto, desde o planejamento até a conclusão.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS, são metas que foram definidas visando garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
O setor de construção civil está diretamente ligado aos ODS, pois além de movimentar grande parte da economia global, também causa grandes impactos ambientais, da extração de matéria prima até o resultado final das obras.
Os ODS abaixo são diretamente relacionados à indústria da Construção Civil:
ODS 6 – Água Potável e Saneamento
“Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”
ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
“Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”
ODS 8 – Trabalho decente e Crescimento Econômico
“Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos”
ODS 9 – Indústria Inovação e Infraestrutura
“Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
“Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”
ODS 15 – Vida Terrestre
“Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”
A implementação efetiva dos princípios ESG na construção civil requer o compromisso das empresas em adotar práticas sustentáveis e responsáveis, bem como a colaboração entre os principais interessados, incluindo governos, investidores, clientes e comunidades locais. Isso ajudará a impulsionar a transição para um setor de construção mais sustentável e socialmente responsável.
Elaine Martins, Julho de 2023.
Imagens:
Imagem de <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-natureza-morta_38687424.htm#query=esg&position=6&from_view=search&track=sph">Freepik</a>
GESTÃO DE PROJETOS COMPLETA E ADEQUADA PARA SEU NEGÓCIO.
ESTA É A NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO.
Aplicação das melhores e mais atuais ferramentas gerenciais.
Todos os direitos reservados | VERNIER SOLUÇÕES GERENCIAIS LTDA.